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Gestão por indicadores: por que aplicar no seu negócio?

20 de outubro de 2022

Você provavelmente já ouviu a frase “o que não é medido, não é gerenciado”, certo? Essa afirmação, de Edwards Deming, se faz ainda mais importante nos dias atuais, onde a competitividade e a digitalização tomam conta do mercado. Mas, você sabe o que isso quer dizer? 

Na era digital o que não faltam são dados e, para uma gestão empresarial e financeira eficiente, eles funcionam como um guia para o sucesso. Aplicando métricas e indicadores de performance, as empresas iniciam o processo de transformação digital, otimizando processos e acompanhando de perto o crescimento da organização.

Nesse cenário, uma gestão por indicadores é considerado um processo indispensável para medir a saúde financeira e o desempenho das operações. Guiando toda a tomada de decisão através de dados concretos sobre a atividade. Assim se torna mais fácil encontrar gargalos e implementar a melhoria contínua, avaliando cada etapa produtiva.

Para que você conheça mais sobre esse modelo de gestão e entenda porque o seu negócio precisa começar a aplicá-lo agora mesmo, preparamos este artigo. Aqui você poderá compreender como os indicadores podem auxiliar o gerenciamento do negócio e quais precisam ser acompanhados de perto. Continue a leitura.

O que é uma gestão por indicadores

Há quem diga que os dados são o novo petróleo do mercado, já que trazem informações concretas sobre o que se busca analisar. Com os avanços da digitalização dentro das empresas, essas informações são infindáveis. Ou seja, tudo pode ser medido, tratado e analisado no universo digital.

Na gestão, estes indicadores funcionam como um norteador sobre as atividades. Trazendo a visibilidade sobre toda a operação ou partes específicas, como a financeira, uma área crucial para o crescimento dos negócios. Através da coleta de dados é possível diagnosticar a saúde financeira e planejar o crescimento sustentável da empresa.

Uma gestão por indicadores é aquela que usa essas informações para buscar melhorar o desempenho e a eficácia das estratégias. Com a análise frequente, a gestão deixa de ser baseada em meros achismos. As métricas mensuram os resultados e facilitam a tomada de decisões, acompanhando de perto a performance do negócio.

Ou seja, este modelo de gestão é uma forma estratégica de conquistar o sucesso de forma prática. Tanto líderes quanto os colaboradores podem usufruir dessas informações para acompanhar a performance e compreender onde é preciso empenhar mais esforços para garantir o sucesso.

A gestão por indicadores impacta diretamente na melhoria contínua de uma organização, já que traz visibilidade sobre o atingimento de metas e resultados. Assim é possível elaborar estratégias mais precisas e tornar os processos mais eficientes através de insights que guiam o negócio para um caminho mais lucrativo e promissor.

O que são considerados indicadores

Para você entender melhor como funciona a gestão por indicadores, é preciso conhecer um pouco sobre o que é esta ferramenta. Também conhecidos como KPI’s, do inglês Kay Performance Indicators, os indicadores são uma solução para avaliar o desempenho e eficácia de um negócio. 

Seja na área de vendas, finanças, produtividade ou satisfação, os KPI’s são aplicados para acompanhar a performance e medir os resultados alcançados. Entre uma infinidade de dados que podem ser coletados e indicadores que podem ser aplicados, as organizações definem aqueles que fazem sentido com seus próprios objetivos.

Após traçar as metas, os indicadores acompanham as atividades que vêm sendo realizadas, evidenciando o que funciona ou não dentro de uma operação. Para se tornar um ativo estratégico, os indicadores precisam ser aplicados sobre as necessidades da empresa, criando um histórico sobre a atividade que permita a análise constante.

Com essas informações levantadas é possível ter a visibilidade sobre as estratégias empresariais, compreendendo onde existem oportunidades de melhoria. Ou seja, os indicadores trazem informações práticas – e brutas – sobre como o negócio vem performando, permitindo criar ações que promovam a escalabilidade de um negócio.

Benefícios da gestão por indicadores

Além da assertividade dentro das estratégias, guiar a gestão com base nos indicadores trazem uma visão integrada e total sobre o desempenho empresarial. Dentro das finanças, este olhar analítico auxilia a tornar uma empresa mais saudável, reduzindo custos e aplicando recursos no que realmente importa.

Implementar os dados na gestão empresarial também eleva a competitividade de um negócio. Isso porque com a visibilidade real sobre a operação é possível acompanhar as tendências do mercado e realizar projeções mais objetivas. Assim a empresa pode trabalhar com mais segurança em busca do crescimento.

Ainda podemos citar como benefícios da aplicação de uma gestão por indicadores os seguintes pontos:

  • Assertividade na tomada de decisão;
  • Otimização de recursos financeiros;
  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Melhoria contínua;
  • Aperfeiçoamento dos processos;
  • Projeção de resultados.

Indicadores financeiros para acompanhar

Como já citamos – e você já deve saber, o setor financeiro é fundamental dentro da saúde empresarial. E com bons indicadores, é possível controlar essa atividade com mais assertividade, entendendo o momento da empresa e a capacidade de crescimento. Por isso, separamos alguns indicadores fundamentais para acompanhar.

Margem de lucro

A margem de lucro faz uma análise sobre a saúde financeira da empresa. Através desse indicador é possível avaliar a porcentagem de lucro obtido sobre o preço de um produto ou serviço. Neste cálculo é subtraído as despesas e custos necessários para a produção ou entrega. 

Para avaliar se a margem de lucro é satisfatória é preciso considerar aspectos como o ramo de atuação e as particularidades de cada negócio. De forma geral, uma boa margem de lucro gira entre 20 a 30% para ramos de serviços, de 15 a 20% para comércios e de 8 a 12% para setores da indústria.

Receita líquida

Outro indicador para ficar de olho é a receita líquida. Ela compreende o valor total trazido pela empresa no desempenho de suas atividades. Ou seja, o resultado bruto das vendas após o abatimento de impostos, custos e despesas. Com essa análise é possível verificar a lucratividade do negócio e a eficiência da gestão de custos.

Inadimplência

Sabemos que no Brasil, gerir um negócio não é fácil, por isso o controle de caixa é tão importante. O indicador de inadimplência demonstra a relação entre o total de contas a receber e os atrasos em pagamentos. Acompanhar esse indicador permite visualizar se existe algum desequilíbrio financeiro dentro da empresa e compreender como é possível solucioná-lo.

Ticket médio

Além da área financeira, este indicador está atrelado à área comercial das empresas. Ele reflete um valor gasto pelos clientes em seus produtos ou serviços. É possível criar um ticket médio sobre as ofertas gerais ou específicas. Através dessa informação é possível traçar um retrato fiel sobre a lucratividade, já que, quando esse valor aumenta, o lucro também tende a aumentar. 

Como inserir indicadores na gestão

Como já comentamos aqui, a era da digitalização fornece aos gestores uma infinidade de dados para analisar. Todas as áreas, setores e atividades podem ser mensuradas. Por isso, além de definir os indicadores mais adequados de acordo com os objetivos do negócio, é necessário contar com uma estratégia de análise e ações.

Confira os passos mais importantes para guiar uma gestão por indicadores:

  1. Conheça os indicadores

Antes de selecionar os indicadores que serão aplicados em seu negócio, os gestores precisam saber manusear essas informações. Para isso é preciso compreender quais insights os indicadores podem fornecer e como eles se relacionam com os objetivos traçados pelo negócio.

A partir disso é preciso saber como tratá-los e analisá-los para que possam ser extraídas as melhores informações. É somente a partir deste conhecimento que esses dados se tornarão realmente valiosos para a gestão. 

  1. Defina uma estratégia de acompanhamento

De nada adiantará trabalhar com dados se não existir uma constância no  acompanhamento dessas informações. Dessa forma, ao implementar uma gestão por indicadores é necessário que o acompanhamento se torne uma atividade rotineira no dia a dia do gestor.

Essa atitude trará a visibilidade necessária para determinar se a estratégia está sendo realmente efetiva. Caso sua empresa decida não realizar o acompanhamento diário, determine um prazo de tempo para que essas informações sejam visitadas. Esse período pode ser mensal, trimestral ou até mesmo anual dependendo dos indicadores adotados.

  1. Crie ações de melhoria

Nem sempre os dados coletados e analisados trarão os resultados que se espera, mas essa é uma oportunidade importante para implementar correções na estratégia. Encontrando e solucionando possíveis problemas na operação seu negócio consegue reavaliar e reestruturar ações em busca do atingimento das metas.

Assim a melhoria se torna contínua e permite que seu negócio conquiste o crescimento que almeja. 

De forma geral…

Uma gestão por indicadores é uma necessidade dentro do mercado. Com uma infinidade de possibilidades, guiar as atividades com base em informações reais permite que o desempenho seja potencializado. Para isso é importante que o seu negócio tenha uma boa estratégia e objetivos claros.

Assim, cada etapa operacional pode ser avaliada para resguardar a saúde financeira e a sustentabilidade do negócio. Em um mercado cada vez mais competitivo, acompanhar essas informações pode ajudar a se destacar dos concorrentes e garantir que a empresa alavanque os resultados.

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