Com a transformação digital, a área de recursos humanos deixou de ser apenas um departamento responsável pelo recrutamento e seleção de profissionais. O setor se tornou um braço estratégico dentro dos negócios, responsável por infindáveis processos que impactam diretamente na saúde financeira e imagem de uma empresa.
Nesse sentido, a adesão à automação de processos já não é mais apenas uma opção, senão uma prioridade das organizações que buscam se destacar no mercado. A importância é tanto que, segundo um levantamento da BambooHR, 90% das empresas que não utilizam ferramentas tecnológicas para otimizar a área contam com graves erros de gestão.
Sabendo dessa realidade, o BPM se apresenta como um recurso primordial para a redução de erros, aumento da produtividade e automação dos processos de recursos humanos. Quer entender como ele funciona na prática? Continue a leitura e conheça alguns dos processos que podem ser facilitados com essa solução.
BPM e o RH
O BPM é uma ferramenta de gestão de processos que pode ser aplicada em diferentes setores. Visto que seu objetivo é garantir um maior controle operacional de toda a organização. No setor de recursos humanos, a aplicação dessa solução promove mais eficiência nas rotinas, reduzindo trabalhos manuais e repetitivos. O que implica no aumento da produtividade da equipe.
Mesmo que você não tenha um conhecimento aprofundado sobre as atribuições dos profissionais de recursos humanos, é muito provável que, rapidamente, você consiga pensar em alguns dos processos geridos por eles. Seja em processos primários, como o recrutamento de colaboradores, até processos técnicos, como a liberação de férias ou fechamento de folha, a rotina conta com muita burocracia.
O que, por si só, já valida a importância de contar com o BPM. Porém, não é apenas isso. Mais do que mapear e automatizar as sequências de atividades geridas pelo setor, o BPM no recursos humanos permite que toda a empresa se desenvolva. De acordo com um estudo da OTRS Group, fluxos de RH automatizados com BPM promovem:
Com o controle administrativo promovido pelo BPM no recursos humanos, as equipes conseguem passar mais tempo focando em estratégias para potencializar a gestão de pessoas. O que permite o desenvolvimento da empresa como um todo.
Que processos podem ser automatizados?
Um dos grandes diferenciais do BPM é a customização dos fluxos de trabalho. Ou seja, se a preocupação da empresa for a adaptação à mudança, fique sabendo que esse, nem de longe, será um problema. Com a personalização é possível adaptar as rotinas já aplicadas na organização do setor às ferramentas digitais.
Assim, os fluxos não passam por alterações drásticas, mas são respeitados e adaptados de forma a se tornar mais práticos, ágeis e eficientes com o apoio da tecnologia. Confira alguns exemplos de fluxos que podem ser otimizados dentro de recursos humanos com o BPM:
Criando um fluxo automatizado, o BPM permite que a solicitação de férias seja um processo mais rápido e fácil. Assim, a equipe de recursos humanos conseguem controlar e ter visibilidade sobre o processo, determinando as aprovações e responsabilidades necessárias antes do setor deferir a solicitação. Esse controle também ajuda a evitar problemas, como a ausência de muitos colaboradores ao mesmo tempo, por exemplo.
Os benefícios, muitas vezes, podem se tornar uma verdadeira dor de cabeça para os profissionais de RH. Até porque essas solicitações envolvem terceiros e diversas documentações. Com o BPM, é possível personalizar o fluxo, criando uma sequência de etapas mais ágil e realizando a integração com os sistemas necessários, como o de folha de pagamento, por exemplo.
O processo de folha de pagamento sem dúvida requer muita atenção dos profissionais de recursos humanos, até porque, qualquer erro pode resultar em problemas trabalhistas. Com o BPM é possível mais do que automatizar esse fluxo de trabalho como também torná-lo mais enxuto, atribuindo aprovações mais complexas para gestores ou outros envolvidos neste processo.
Outro processo fundamental para o departamento é a admissão de profissionais. Visto a importância de um fluxo ordenado, com o BPM é possível delimitar com mais precisão as etapas. Instruindo datas para as admissões, setores responsáveis pela aprovação dos candidatos, emitir guias e cartas de proposta, entre outros.
Vantagens de contar com o BPM no RH
Como você pôde ter visto até aqui, o BPM é fundamental para tornar as rotinas de recursos humanos mais rápidas e eficientes. Além do controle e visibilidade sobre os processos, o uso dessa ferramenta também impacta na redução de erros, retrabalhos e problemas que possam impactar negativamente as empresas.
Também podemos citar como benefícios do BPM no RH:
A peça chave do BPM dentro do setor de recursos humanos é garantir mais controle durante a gestão de pessoas. Dessa forma os profissionais conseguem acompanhar de perto todos os processos que são gerenciados pelo departamento, mapeando e otimizando conforme a necessidade. Essa visão 360 garante mais flexibilidade para que a área consiga se reformular sempre que necessário, acompanhando os momentos da empresa.
Sabemos das burocracias que envolvem o setor, mas e se ao invés de contratar mais pessoas para realizar esses serviços, sua empresa possa contar apenas com uma ferramenta que otimize o trabalho? Assim, como já citamos, os profissionais podem reduzir a carga de atividades repetitivas e focar esforços no que há de mais importante dentro de uma empresa: as pessoas!
Com o BPM é possível monitorar o desenvolvimento dos processos e a performance que o fluxo desempenha. Além de limitar acessos e informações às pessoas não autorizadas, garantindo uma gestão mais segura e evitando extravios com documentos pessoais da empresa ou dos colaboradores.
Sendo a visibilidade dos fluxos de trabalho um ponto importante do BPM, as equipes de RH podem utilizá-lo para acompanhar o atingimento de seus objetivos. Compreendendo onde o setor pode melhorar ou que processos podem ser aperfeiçoados para garantir o melhor desempenho.
Ou seja…
Temos o hábito de pensar no futuro como algo futurista e muito longe da nossa realidade. Mas a verdade é que o futuro está acontecendo agora e, cada vez mais, com ferramentas tecnológicas que melhoram o dia a dia das empresas e pessoas, como um todo.
Para um setor tão fundamental aos negócios, a área de recursos humanos também deve contar com essas ferramentas para se aperfeiçoar e conseguir extrair o melhor desempenho. A automatização melhora a capacidade dos profissionais e traz diversos benefícios que permitem a redução de custo e melhoram a produtividade.
Por isso, quando uma solicitação de RH bater em sua porta, não deixe de pensar em como esse processo poderia ser mais eficaz com a ajuda de um BPM. E se a sua empresa busca potencializar a gestão de pessoas, não deixe de contar com nossos especialistas!