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Como o orçamento financeiro pode ajudar seu negócio a crescer

20 de setembro de 2022

Faltam menos de três meses para o ano acabar e sua empresa já sabe quanto espera faturar no próximo ano? Quais as projeções de custos, despesas e lucros? Ainda que possa parecer “cedo demais”, o orçamento financeiro precisa ser elaborado com antecedência!

Ele é uma parte fundamental do planejamento estratégico de um negócio, onde o objetivo principal é traçar as metas e objetivos para o próximo ano. Com ele seu negócio atua com previsibilidade, mantendo o balanço financeiro para o crescimento frente ao mercado.

O orçamento financeiro empresarial também é fundamental para o acompanhamento dos resultados da sua organização. Atuando como uma ferramenta analítica importantíssima para ações corretivas ou preventivas no futuro do negócio.

Este artigo vai te ajudar a compreender como o orçamento financeiro pode ajudar seu negócio a crescer e o porquê você precisa começar a planejá-lo logo! Confira.

O que é o orçamento financeiro empresarial

Assim como em todas as áreas da vida, contar com um planejamento é essencial para garantir que, no final, as coisas funcionem dentro do esperado. No que diz respeito às empresas, quando falamos de dinheiro, esse assunto fica ainda mais importante.

Para isso, o orçamento empresarial se torna um aliado eficaz. Este recurso tem um importante papel dentro do planejamento empresarial porque funciona como um balanço sobre todas as operações que envolvem o financeiro da empresa. Registrando detalhadamente todas as despesas, lucros, custos e as estratégias financeiras a serem seguidas.

Este documento, que pode ser realizado através de planilhas ou ferramentas tecnológicas, permite acompanhar de perto os resultados da organização. Permitindo que, através da análise, os gestores possam definir e planejar as ações para o próximo ano com uma perspectiva realista.

O objetivo primordial do orçamento financeiro é fazer com que a empresa possa reduzir os custos e aumentar os lucros, sempre acompanhando o panorama em que ela se encontra. Assim se torna mais fácil tomar decisões mais inteligentes sobre a aplicação do dinheiro.

E, para ser eficiente para a empresa, o orçamento financeiro deve ser aplicado sobre um período de tempo determinado. Ele pode ser mensal, trimestral ou, na maioria das vezes, anual. O que possibilita o acompanhamento constante do atingimento dos objetivos e crescimento do negócio.

Benefícios do orçamento financeiro

Sabemos que lidar com finanças não é nada fácil, mas, ainda assim, é indispensável dentro do universo empresarial. Com um orçamento financeiro as empresas conseguem se organizar com mais facilidade, realizando a projeção para o ano subsequente e desenvolvendo um planejamento estratégico para a atuação.

Com a coleta das informações, a análise do desempenho e a definição das metas, a empresa consegue diminuir os  custos, reduzir o risco de falhas e criar um diagnóstico financeiro com base em dados passados. Assim, é possível acompanhar de perto a evolução financeira e criar uma visão a longo prazo para o crescimento.

Além disso, também podemos citar como benefícios:

  • Definição de metas claras e realistas;
  • Atribuição de responsabilidade entre os diferentes setores da empresa;
  • Estruturação de um histórico de informações;
  • Mensuração de indicadores de desempenho;
  • Tomada de decisão mais assertiva;
  • Realinhamento das ações estratégicas.

Passos para um orçamento financeiro

Agora que você já entendeu a importância do orçamento financeiro dentro de uma organização. Vamos falar sobre os passos para criar esta ferramenta. Mas, antes,é importante ressaltar que recomendamos sempre que este trabalho seja realizado por especialistas! 

  1. Diagnóstico

A primeira parte para a elaboração do orçamento financeiro é estruturar as informações do negócio. Por isso, reúna os dados sobre o desempenho das atividades durante o ano e busque criar um diagnóstico sobre a situação financeira da empresa.

Assim você poderá angariar dados como a sazonalidade das vendas e os períodos em que a performance do negócio foi mais satisfatória. Essas informações vão auxiliar na definição de estratégias a serem exploradas no próximo ano, além de permitir compreender se os objetivos do ano anterior foram alcançados.

  1. Liste os gastos

Depois de reunir as informações sobre o último ano da empresa, liste os gastos e despesas necessários para o desempenho das atividades. Neste ponto é importante coletar as informações de maneira minuciosa e detalhada para que nada passe despercebido. 

Ou seja, elenque os custos fixos e recorrentes, que não se alteram de acordo com o volume de produção, desde o aluguel do escritório até a folha de pagamento dos colaboradores e despesas administrativas. Custos variáveis também são importantes, como a matéria prima e os impostos pagos.

  1. Defina os objetivos

Com a coleta de dados dos últimos dois tópicos é possível definir com maior precisão os objetivos previstos para o próximo ano. Ou seja, essas metas precisam ser realistas e se encaixar com o momento em que a empresa vive.

A partir destes objetivos, também é possível definir como eles serão medidos, o que gera a oportunidade de acompanhamento e realinhamento no decorrer do ano. Mais do que focar na redução de custos, os objetivos precisam ser traçados levando em conta as necessidades da empresa, então se atente a isso.

  1. Faça uma projeção

Depois de listar as metas, é importante criar uma estimativa para o próximo ano. Ou seja, como a sua empresa espera atingir estes objetivos? Naturalmente, grande parte da receita é proveniente das vendas, por isso calcule o valor médio de cada produto ou serviço e projete o volume que precisa ser atingido em cada mês.

Com base no histórico atual, sua empresa cria uma base financeira para se resguardar em casos emergenciais e também pode projetar custos, despesas e, até mesmo, investimentos.

  1. Organize suas informações

Como você pode ver até aqui, as informações são o atributo mais importante de uma empresa. Com eles é possível entender o que deu certo durante as atividades e também criar a previsibilidade do negócio com métricas realistas sobre a atuação.

Portanto, é crucial que estes dados sejam mantidos organizados e que sejam de fácil consulta para toda a equipe. Assim todo o time fica alinhado e tem conhecimento sobre a política de gastos para o próximo ano. Lembre-se sempre que uma comunicação clara é imprescindível para alcançar melhores resultados.

Tipos de orçamentos financeiros

Como já comentamos neste artigo, o orçamento financeiro garante a saúde do negócio e é fundamental para realizar o acompanhamento da atividade. Porém, é importante destacar também que, independente do porte ou área de atuação, esse recurso pode – e deve – ser utilizado em todas as empresas.

Sendo uma ferramenta adaptável, ela leva em consideração as particularidades de cada negócio, por isso, pode ser aplicada de diferentes maneiras para se adequar ao seu negócio. Confira alguns tipos de orçamento:

Orçamento histórico

Considerado o mais habitual dos orçamentos, este modelo utiliza as informações das atividades passadas. Ou seja, do ano que está para se encerrar, ou até mesmo dos anos passados. A partir dele são analisadas despesas, custos e receitas do período determinado, levando em consideração a porcentagem de crescimento ou de redução de custos.

Com base nessas informações, criam-se projeções que consideram as metas estipuladas anteriormente e o quanto delas realmente puderam ser cumpridas ao longo do tempo. Este método é considerado de rápida implementação, principalmente se a sua empresa já conta com algum registro dos anos anteriores.

Orçamento matricial

Já este modelo de orçamento, também conhecido como Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD), também é popular entre as empresas porque promove uma visão objetiva em sua análise. 

Ao invés de centralizar custos, o orçamento matricial cruza informações que se dividem em dois principais grupos: os pacotes, que englobam os investimentos, despesas, receitas e custos, e as entidades, também conhecidas como centro de custos ou divisões de uma empresa.

Com este método cruzam-se todas as despesas, especificam-se os gastos segundo o nível de atividade e acompanham-se os resultados para medir e corrigir as metas com maior frequência.

Base zero

O orçamento financeiro base zero atribui aos setores da empresa a responsabilidade por atribuir os custos individualmente a partir do zero. Ou seja, desconsideram-se os gastos passados, mas, também, evitam-se desperdícios na aplicação de recursos que não fazem sentido para o dia a dia do setor.

Conclusões

Até aqui pudemos discorrer sobre uma necessidade cada vez mais latente do mercado: a habilidade de se organizar. Nos últimos anos, com a pandemia, o cenário mundial provou às empresas que todos estamos suscetíveis a crises, que, nem sempre, estão sob nossa responsabilidade.

Por isso, garantir que o seu negócio tenha uma operação segura e prevenida contra riscos é fundamental e o orçamento financeiro é um grande aliado. Independente do porte ou segmento, sempre há um modelo de orçamento que se encaixe ao perfil da sua empresa para trazer previsibilidade e segurança para os negócios.

Se a sua empresa ainda não começou a desenvolver o orçamento financeiro para o próximo ano, não deixe de entrar em contato conosco para saber como a Unus Consultores pode ajudar a tornar a gestão de despesas da sua empresa ainda mais eficiente!