Artigos > Porque investir na integração de sistemas?

Porque investir na integração de sistemas?

18 de agosto de 2022

Acompanhar as mudanças do mercado é imprescindível para empresas que buscam se manter competitivas. A integração de sistemas vem se mostrando essencial para criar uma cadeia operacional harmônica e alinhada.

Integração. Você já percebeu como essa palavra vem permeando o universo corporativo nos últimos anos? O termo acompanha as transformações digitais e os processos de digitalização que vêm acontecendo no mercado. 

De acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), sete em cada dez empresas brasileiras já fazem uso de tecnologias digitais dentro de seus processos. A integração de sistemas é uma delas, representando 33% das soluções mais aderidas.

O conceito de integração é autoexplicativo, mas, em termos gerais, é a busca pela unificação das informações e processos em um único software. Dessa forma, as empresas trabalham de forma conjunta e automatizada. Diferentes processos e operações podem ser envolvidos pela integração, desde produção, até equipes de vendas, recursos humanos ou marketing, por exemplo.

Por que investir na integração?

Com a competitividade do mercado, estar atualizado às tendências não é mais uma opção. E para manter um crescimento saudável, a informação se tornou ainda mais importante na gestão. Mas, o que isso tem a ver com a integração? A resposta é fácil: tudo.

Por meio da integração, o ecossistema das empresas se torna harmônico. Ou seja, a atualização em tempo real e a comunicação entre diferentes sistemas adotados internamente, fazem com que gestores possam acompanhar de perto o que acontece nos diferentes pontos da operação. 

Mais do que a visibilidade sobre os processos, a integração permite a redução de custo, o aumento da produtividade e a otimização dos recursos. Já que por meio da solução é possível abastecer as próximas etapas de trabalho com as informações necessárias de forma automatizada, eficiente e, sobretudo, digital.

Benefícios da integração de sistemas

Imagine o seguinte cenário: você tem uma empresa com 10 funcionários sendo um deles o responsável pela gestão de pessoas. Ele é responsável por se comunicar com cada colaborador da empresa para realizar, todo mês, a conferência e o fechamento da folha ponto. Quantas horas de trabalho deste colaborador foram despendidas neste trabalho manual?

O número pode até parecer pequeno já que a empresa é de pequeno porte, mas, quanto desse processo burocrático poderia ser evitado e redirecionado a outras questões também importantes dentro do fluxo de trabalho? Este é o grande ponto da integração. Com ela estas atividades passam a ser realizadas sem lacunas, otimizando o tempo dos colaboradores e trazendo mais consistência para a realização das funções.

Acompanhe algumas das principais vantagens de optar pela integração:

Eliminação de retrabalhos: 

Com um sistema unificando as informações, o retrabalho é eliminado da sua operação. Fazendo com que as atividades sejam realizadas com mais precisão. A visibilidade é um dos pontos chaves da integração, já que torna a comunicação mais fluída e reduz a chance de erros operacionais, mitigando a ocorrência de falhas dentro dos processos;

Produtividade: 

Eliminando os gargalos de comunicação e os processos burocráticos, a equipe pode dedicar mais tempo a funções essenciais e que podem impactar positivamente dentro da empresa. Com as informações disponíveis em um único lugar, o colaborador não precisa perder tempo buscando aquilo que necessita e centraliza seus esforços em um único ambiente;

Redução de custos: 

Os benefícios citados acima impactam diretamente no gerenciamento de custos. Simplificando e automatizando processos é possível reduzir erros, fazendo com que os trabalhos se tornem mais inteligentes e eficientes;

Melhora na tomada de decisão: 

Como já citamos, a visibilidade é um grande diferencial da integração, o que implica também na assertividade da tomada de decisão. Tendo a visão macro do negócio, o gestor pode acompanhar de perto a performance da operação e definir com maior estratégia as ações a serem desenvolvidas. Essa é uma porta de entrada para o acompanhamento de indicadores-chave, como os KPIs, outra importante tendência dentro da gestão.

Quando investir na integração

Ainda que a integração seja uma poderosa ferramenta dentro dos negócios, em alguns casos específicos, pode ser que o momento para aderir não seja o ideal. Para saber se sua empresa precisa investir em sistemas integrados, pense em qual seria sua resposta para as seguintes perguntas:

Possuo diferentes sistemas operando dentro da mesma empresa?

Preciso atualizar frequentemente informações em diferentes plataformas para manter o fluxo de trabalho?

O time vem errando com frequência devido às informações desencontradas?

O negócio vem se mantendo desatualizado sobre as atualizações e novas tecnologias do mercado?

Se a sua resposta for positiva para a maioria destas perguntas, é hora de avaliar a implementação de novas soluções dentro das operações. Com o avanço da digitalização, modernizar as rotinas operacionais deve ser um requisito para manter a escalabilidade dos negócios.

E utilizar a tecnologia como aliada é eficaz para oferecer um alto padrão de qualidade nas entregas. Aposte em uma cadeia operacional integrada e veja os resultados florescerem no dia a dia da sua empresa. Ficou em dúvida sobre como a integração funciona? Entre em contato com nossos consultores!