Artigos > Gestão Financeira Empresarial: Como utilizar a tecnologia ao seu favor?

Gestão Financeira Empresarial: Como utilizar a tecnologia ao seu favor?

5 de dezembro de 2022

Imprevistos na área financeira da empresa podem prejudicar, e muito, a saúde do seu negócio. Entender a importância de um planejamento financeiro, e como alinhar a tecnologia, pode trazer muitos benefícios para sua gestão.

Manter um equilíbrio no caixa da empresa é o objetivo de todo empreendedor. Até porque, o sucesso de um negócio pode ser medido a longo prazo pela forma que o dinheiro é controlado e  pela organização das finanças.

Para ter uma boa saúde financeira, algumas medidas estratégicas podem ser adotadas, garantindo não só a sustentabilidade do negócio, como também viabilizar o crescimento.  

A importância do controle financeiro em uma empresa

O sucesso empresarial é relativo porque pode variar de acordo com cada setor ou por conta de diversos outros fatores. Porém, é unânime a importância do controle financeiro de contas, sendo essencial para qualquer empresa. 

Através do planejamento financeiro é possível fazer uma gestão inteligente do dinheiro para atingir os objetivos desejados.Por isso, existem algumas formas e métodos que contribuem para um bom controle financeiro. Elas envolvem desde o simples registro de fluxo de caixa e notas fiscais, até a adoção de sistemas integrados de gestão. 

Confira abaixo algumas maneira de alcançar eficiência na gestão financeira da sua empresa:

Uma boa análise de dados

Ter conhecimento para tomada de decisões é indispensável! 

Analisar os dados do seu negócio permite uma visão real do que acontece, facilitando a execução de planos ou mudanças para alcançar metas e objetivos desejados. 

Planejamento é fundamental

Tendo uma boa análise de dados e sabendo exatamente qual caminho deve ser seguido, fica mais fácil traçar novos planos para a sua empresa

A gestão financeira deve ser realizada com objetivos possíveis de serem alcançados. Por isso, a análise de todas as situações deve ser feita com antecedência.

Com um planejamento estratégico, além de segurança nos próximos investimentos e gastos, você terá em mãos uma projeção de receitas e despesas, não correndo riscos de ser surpreendido no futuro.

Integração entre setores

A integração com outros setores contribui na construção de um controle de finanças mais eficiente. Planejamentos não funcionam apenas alinhados com uma área, muito menos são executados sem que existam profissionais engajados.

Por isso, ter um sistema que integre todos os setores, automatize ações e notifique as pessoas responsáveis é essencial.

Fluxo de caixa atualizado

O fluxo de caixa passa uma visão geral da situação financeira da empresa.  Dessa forma, é possível projetar as entradas e saídas ajustando-as conforme a necessidade. O que torna possível antecipar pagamentos caso seja vantajoso.

Além disso, é possível prever problemas de falta de recursos no caixa, conseguindo assim evitar crises ou minimizar seus efeitos. 

Tecnologia na gestão financeira

Dados e informações movem a área financeira de uma empresa, inúmeros são os cálculos feitos todos os dias. Com a tecnologia diversas são as alternativas para tornar essas atividades mais rápidas, eficientes e assertivas .

Por isso, o investimento em tecnologia para a gestão empresarial é essencial para ter uma empresa saudável e competitiva. 

Hoje, existem softwares que permitem um controle em tempo real, ajudando na tomada de decisões a partir de indicadores reais e precisos. Também existem  sistemas financeiros que proporcionam uma apuração rápida de problemas ou situações que possam influenciar negativamente a saúde da sua empresa.

Vantagens da tecnologia na gestão financeira

Além da automatização das tarefas, a implantação de um sistema de gestão empresarial traz para o negócio:

  • Simplificação de processos de gestão administrativa, contábil e financeira;
  • Mapeamento da origem e destino do capital;
  • Atualização de diversas planilhas integradas;
  • Integração com controle de estoque, gestão de vendas, eventos contábeis e, em alguns casos, recursos humanos e logística;
  • Controle, avaliação e mensuração de ações para melhorar os resultados da empresa;
  • Estatísticas, informações gerenciais e dashboards gráficos para subsidiar a tomada de decisão.

Com isso podemos concluir que com softwares inteligentes aliados à sua gestão, atividades difíceis como cuidar das contas bancárias, notas fiscais e demais demandas ficam muito mais simples.